Existe uma diferença enorme entre o amor próprio e o narcisismo e hoje irei te explicar!
Se você já assistiu a animação “Mary e Max: uma amizade diferente” com certeza se lembra da parte “ame a si mesmo primeiro” tratando-se especialmente da separação de Mary, a frase para muitos soa com egoísmo, mas será que é isso mesmo?
Antes de mais nada torna-se necessário explicar que não há nada de errado se colocar em primeiro lugar, afinal se você não faz isso, quem fará? O único responsável pela sua felicidade é você mesmo, muitas pessoas acabam deixando de ser quem é, de fazer o que quer, abrindo mão da sua liberdade, e colocando a responsabilidade da sua satisfação na mão do outro, contudo, esse peso não deve dele, e sim seu!
Aqui é importante diferenciar o amor próprio, ou seja, se por em primeiro lugar, buscar a sua felicidade, gostar de si mesmo, agora quando falamos do narcisismo, que lembrando do mito, Narciso se torna alheio aos outros e se torna completamente obcecado por seu reflexo a ponto de se afogar, fazendo uma ligação direta, nesse caso não há considerações pelo outro, há uma fixação por si mesmo, é aquele que se considera mais importante, melhor do que os demais, contudo, esse excesso de confiança na maioria dos casos esconde justamente o oposto, daí a necessidade de se autoafirmar.
Ressalto aqui a importância de pensar sobre o tema, analisar se o seu comportamento refere-se ao amor próprio, que leva ao crescimento individual, reconhece falhas porque busca melhoras, escuta opiniões alheias, lembrando, claro a decisão final será sempre sua, ou… se é um típico caso do narcisismo, com aquela constante batalha de ego, a dificuldade em reconhecer erros, ou admitir falhas, nesses casos o progresso e o amadurecimento realmente é muito difícil.
Espero que ao final do post tenha ficado clara a diferença entre o amor próprio e o narcismo, encerro com uma frase de Freud:
A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz
Assim, não sinta-se culpado por se por em primeiro lugar esse é o seu objetivo, jamais terceirize essa função.
Se sente dificuldade nessa parte é o momento de buscar o autoconhecimento e a psicoterapia pode te auxiliar no processo, clique aqui.