O que você precisa saber sobre o amor próprio: Você sabe o seu valor ?

Refletindo sobre o amor próprio e sobre o valor que nos damos e pensei: será que sabemos realmente o que isto significa?

Lembrei de situações onde escutava situações abusivas de pessoas que buscam tirar alguma vantagem, parceiros que te diminuem constantemente, dentre outras situações das quais ninguém deve passar.

Mas daí vem o questionamento, por qual razão a pessoa ou nós mesmos aceitamos isso? Porque é tão comum tolerar alguém que não valoriza a nossa pessoa? Quando se tornou comum aceitar o inaceitável ?

Bom meus caros, posso dizer que temos dois fatores que influenciam diretamente essa situação, primeiro a percepção que temos de nós mesmos.

E a segunda com o medo de perdemos esse pouco que consideramos como muito!

Neste ponto, podemos observar que em ambos os casos a problemática está conosco e não com o outro, mesmo que esse tenha uma atitude reprovável.

A imagem abaixo é o trecho do filme “As vantagens de ser invisível” se ainda não assistiu, corre para ver!

E o que fazer?

Bom, precisamos inicialmente pensar, o que faz com que Eu “valorize” alguma coisa? O que é necessário para isso?

Seguindo por esta linha, vamos considerar que para que creditarmos valor para alguma coisa, alguns preceitos básicos devem ser atendidos, eu preciso saber o que é , querer ter alguma aproximação, ter interesse em interagir, admirar, enfim…

É importante que se admire quem você é!

Sei que não é um caminho objetivo ou uma receita de bolo, porém é um caminho que só seu e de mais ninguém.

Agora sim, tendo um autoconhecimento… vamos refletir sobre o medo…

Porque o medo de ficar sozinho faz com que eu suporte tais situações?

Isto está ligado diretamente a crenças negativas sobre si mesmo, e para não perder esse mínimo muitas pessoas se agarram a migalhas, mas isso não quer dizer que você mereça e sim que você está aceitando por crer que é o máximo que consegue!

Há uma grande diferença entre esses dois!Onde está o seu valor e o amor próprio em tudo isso?

Então por isso é tão importante se conhecer primeiro, verificar que você é muito mais, justamente por isso, não precisa se sujeitar a nada que não julgue necessário!

Por fim, entendo que em muitos casos há uma grande dificuldade em iniciar a reflexão sobre tais situações, porque elas doem, principalmente lembrar onde elas se iniciaram.

Para tanto, a psicoterapia poderá te auxiliar!

Mas lembre-se, o autoconhecimento é um exercício diário que merece a sua atenção e reflexão para o seu desenvolvimento pessoal, para que você saiba no fundo por qual razão agiu de determinada forma, ou até mesmo por qual razão a pessoa X é tão importante .

Outro artigo aqui do site que você pode conferir sobre amor próprio clicando aqui.

Vanessa Buzinaro Veiga – Psicóloga |CRP/SP 165.428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *