Você provavelmente já deve ter se perguntado: “Porque algumas pessoas tem dificuldade de dizer “Não”? Ou talvez você seja essa pessoa, vem comigo que irei te explicar!
Há vários motivos que podem levar alguém a ter essa dificuldade, mas, alguns dos principais são:
- Imaginar que se der uma negativa estará sendo alguém ruim;
- Pensar que poderá vir um conflito à partir disso;
- Hábito de agradar;
- Desejo de ser querido por todos;
- Sentir-se útil de alguma forma;
- Querer demonstrar o seu valor com as coisas que faz;
Como você pode perceber existem inúmeros motivos, gostaria de esclarecer alguns aqui:
1.Estarei sendo alguém ruim – Será mesmo que o fato de estar fazendo tudo pelos outros te faz uma pessoa boa? O que seria ser “bom” para você? Se pensarmos em uma mãe que diz “sim” para todas as vontades do filho, ela seria boa?
2. Evitar conflitos – Ninguém gosta de conviver em meio deles, só que em alguns momentos eles são sim necessários, principalmente se estão invadindo seu espaço pessoal e lembre-se mesmo tendo o comportamento de agradar ele não é uma garantia de que não haverá um desentendimento posterior.
Conflitos existem e você deve estar preparado para eles, isso não quer dizer ser grosso, só defender aquilo que acredita.
3. Hábito de agradar – Talvez você esteja agradando aos outros sem nem ao menos se dar conta de que está fazendo isso, é como se fosse no automático, nesse caso reflita um pouco mais suas ações, talvez, solicitando um tempo antes de responder ao outro.
4. Desejo de ser querido por todos – Aqui jaz a sua falta de amor próprio, só buscamos desesperadamente o amor do outro quando está nos faltando nosso, lembre-se disso!
Além do mais há uma falha nesse pensamento, se para alguém gostar de você obrigatoriamente acarreta em só dizer “sim”, logo, a pessoa gosta do resultado, ou seja, do favor que foi concluído e não de quem está fazendo o favor.
Ok, mas isso não vai fazer o outro gostar de mim?
Como vamos saber? Não é dada a oportunidade de se colocar isso a prova!
E como alguém irá descobrir se gosta de você de verdade se o que está sendo apresentado não é verdadeiro e sim, uma máscara para seduzir e fazer o outro gostar dele?
Basta você pensar nas pessoas queridas, elas precisam fazer algo para que goste delas? Elas precisam atender todos os seus caprichos para receber o benefício do seu afeto? Pense nisso.
5. Querer ser útil – É ótimo ter o sentimento de querer ajudar ao próximo, a questão aqui é até onde você irá para provar que é útil para alguém?
O que seria de fato alguém útil? Alguém que se desdobra em mil? Mesmo assim, pode ser mais útil ensinar ao outro, do que fazer tudo para ele e torná-lo dependente de você.
Será que no fundo não é isso que você quer? Reflita e responda com sinceridade a questão, ela pode te auxiliar a descobrir mais sobre si mesmo.
6. Demonstrar o seu valor – Vamos lá, o valor é seu e por mais que você faça, o outro não tem obrigação de reconhecer isso, é até frustrante fazer algo esperando um reconhecimento.
Se você quer fazer algo, reconheça o valor da ação e especialmente o seu valor.
Porque independente de quem reconheça, você saberá! Além do mais, essa é uma maneira de você aprender a validar os seus esforços, sem o auxílio do outro.
E também de não ficar dependendo do julgamento alheio, que por vezes pode ser bem cruel.
Por fim, espero que esse artigo tenha te auxiliado a refletir um pouco sobre a dificuldade de dizer “não”, afinal, quanto mais você saber sobre o que te motiva a manter esse comportamento mais chances terá de mudá-lo.
Para esse e demais assuntos a psicoterapia pode te auxiliar, clique aqui e entre em contato.
Psicóloga – Vanessa Buzinaro
Se você gosta desse conteúdo, comente aqui!