Dentro da dinâmica do relacionamento abusivo existem alguns padrões tais como o “Love Bombing” que seriam as demonstrações exageradas de afeto, mas algo que ocorre bem comum também acontece que é essa dinâmica do título, mas afinal, o que seria o padrão “morde e assopra”?
O padrão “morde e assopra” consiste em uma forma menos direta de manipulação, onde a pessoa te elogia só que por trás disso sempre existe alguma crítica e provavelmente você irá se questionar:
- Isso foi um elogio ou uma crítica?
- Por qual razão estou me sentindo mal com esse comentário?
- O que será que ele(a) quis dizer?

Assim a pessoa nunca admite que fez essa crítica para te deixar mal, geralmente, ela dirá que fez isso porque se importa, se preocupa, ou seja, nunca foi a intenção te machucar, mas o comportamento é constante.
Seguem alguns exemplos desse padrão:
- Você é assim mesmo, não escuta ninguém, gosto de pessoas que não ligam para nada;
- Que foto bonita nem parece você;
- Você conquistou isso? Não estou te reconhecendo;
- Parabéns! Quem diria que alguém como você conseguiria isso?;
Além disso, a pessoa quando perceber que você não gostou, ao contrário de pedir desculpas, ela simplesmente, que dirá está doida e é uma pessoa sensível, ou seja, te culpabilizando por não aceitar ser ofendido.
É importante observar em suas relações se esse padrão é constante porque a longo prazo terá alguém que invalida aquilo que está sentindo, minimiza suas conquistas e te atribui a culpa por se sentir mal.
Ou seja, se identifica esse tipo de dinâmica na sua vida é importante averiguar até que ponto está disposto a manter isso, pois, existe o risco dessa interação prejudicar enormemente sua saúde mental.
Afinal, não há como ser são em um ambiente que te deixa constantemente doente.
Psicóloga – Vanessa Buzinaro
CRP 08/37419
Se você gosta desse tipo de conteúdo, deixe aqui a sua opinião!
Quer saber como a terapia pode te ajudar? Clique aqui!