Você se desculpa muito na relação? Cuidado!

Se você é aquela pessoa que se desculpa muito na relação? Seja em relações amorosas, familiares, profissionais, é a pessoa que sempre sente-se culpada por algo, tome cuidado!

Bom, vamos lá! Qual seria o problema então?

Inicialmente vamos compreender que quando se fala de culpa imagina-se que houve alguma falha e você está tentando solicitar o “perdão” do outro, ou, uma forma de remediar aquilo. Ok.

Mas quando mesmo sem ter algo evidente que foi passível de um erro, mesmo assim você está se desculpando precisamos compreender a origem dessa culpa, para tanto vamos para alguns pontos:

  • Você realmente fez algo? Há algo a ser “perdoado”?

Veja bem, confira seus valores, perceba se existiu algo que realmente você perceba que errou, questione se fosse o contrário teria motivo de pedir desculpas? Quando pedimos desculpas ao outro é importante considerar que estamos colocando o outro como juiz da sua atitude, logo, é como se estivesse em uma posição acima.

Dito isso, se pergunte sobre o seu erro, isso não quer dizer que você nunca deva pedir desculpas e achar que todas as suas atitudes são as corretas, mas analise caso a caso, pode ser que esse caso não tenha sido o caso.

  • É a sua responsabilidade a forma como a outra pessoa está se sentindo?

Frustrações são algo que faz parte da vida, não se desculpe por estar fazendo a sua vontade, mesmo que isso decepcione o outro, na sua vida você é a prioridade e as pessoas precisam compreender que você tem o direito de fazer suas próprias escolhas.

Logo, não se desculpe por “não ter feito o que aquela pessoa gostaria, ou o que ela estava esperando”, se você não se comprometeu com tal coisa, não há de que se desculpar.

Lembre-se: Você não é obrigado a ser o que os outros esperam.

  • Essa culpa é realmente sua?

Em algumas relações há pessoas que gostam de jogar a culpa no outro utilizando de manipulação e usando esse sentimento faz com que eles consigam tirar o que quer.

Por esse motivo se questione: “O que eu fiz para contribuir com tal situação?” , “Quem mais poderia fazer?”, “Quais eram as demais alternativas para determinado problema?”, “O que poderia ter sido feito?”

Provavelmente respondendo algumas dessas perguntes, você passe a perceber que talvez há uma série de fatores e não só você para assumir tudo.

  • E qual a consequência disso?

Se você se desculpa muito na relação , o grande problema de assumir responsabilidades que não são suas é que você acaba ensinando os outros como devem te tratar, logo, elas sabem que se jogar a culpa conseguirão o que querem.

Sabem que há uma dificuldade em se rebelar e um comportamento agradador, talvez um medo de gerar um conflito, e/ou outros fatores, logo, pessoas perversas podem se aproveitar.

E aí vem o CUIDADO!

Cuidado porque pessoas exploradoras, abusivas percebem esse padrão e farão de tudo para fazer você se sentir culpado por algo que você não fez, segue algumas frases comuns :

  • Olha como você me fez sentir mal; – Lembre-se não é sua culpa a pessoa a forma como o outro se sente, cada um deve aprender formas de lidar com seus incômodos.
  • Você estragou meu dia; – Não é sua responsabilidade fazer o dia do outro estar maravilhoso, é função dela e não sua
  • Estou tão decepcionado você não parece se importar; – Aqui a pessoa tenta agregar que você é alguém “egoísta” por não ter feito o que ela quer, você é o que é, e não precisa provar nada a ninguém.
  • Olha o que você me fez fazer; – Você não tem controle sobre as atitudes do outro, aqui já percebemos que essa pessoa tem dificuldades de assumir seu próprio comportamento e atribui isso para os demais.
  • Como você pode estar se sentindo assim? – Aqui a pessoa está julgando o seu sentimento para que se sinta culpado por estar chateado ou triste, isso só desrespeito a você e ninguém tem o direito de julgar isso.
  • Você não pode ao menos tentar? – Mais uma forma de desrespeito, se você disse “não” para algo, sua decisão deve prevalecer, você tem escolhas, não deixe que ninguém tire isso.

Por fim, é importante prestarmos atenção para esses sinais, pois, eles aparecem através de falas sutis, porém, se nos atentarmos você irá perceber o como são invasivas.

O grande problema é que pedindo desculpas o tempo todo sem motivo, você acaba dizendo “sim” para o outro e “não” para você, a longo prazo isso gera uma anulação de si mesmo que podem acarretar outra série de problemas mais graves como baixa autoestima, ansiedade e até depressão.

Espero que esse artigo tenha te auxiliado a refletir um pouco sobre o assunto e ter aberto seus olhos para os riscos de tal comportamento.

Autora: Vanessa Buzinaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *