Se você vive um relacionamento, já viu alguns sinais estranhos, e se perguntou como saber se estou em uma relação tóxica? Esse artigo é para você!
Primeiro, é importante identificar: O que seria uma relação tóxica?
É aquela interação onde é como um veneno, algo que vai desgastando de modo que o outro não tenha mais a sua forma inicial, por isso esse termo “tóxico“, mas na verdade é apenas um outro termo para relacionamento abusivo.
Sim, porque esse tipo de dinâmica não tem como ser tóxica sem considerarmos que há um abuso, seja ele sutil ou não, embora o termo “tóxico” dê a impressão de que seja algo mais leve devido sua popularidade, é preciso dar nome aos bois.
Certo, agora que definimos vamos aos sinais para você saber se está ou não em uma relação tóxica:
- Intensidade – No início das relações há muita dedicação da outra parte, logo, essa pessoa tem a necessidade de vocês ficarem o tempo todo junto. Ex: provavelmente logo nos primeiros encontros já haverá algum convite para compromisso, mesmo que não se conheçam direito;
- Vai querer saber tudo da sua vida fingindo ser compreensível, mas na verdade quer te mapear para usar futuramente essas informações contra você. Ex. usará frases do tipo: “Você não confia em mim?” para que se abra.
- Egoísmo exagerado – Geralmente o outro irá impor sua vontade e não tem a tendência de perguntar sua opinião, o importante é que a necessidade dele seja atendida. Ex: Aparecer na sua casa sem saber se tem um compromisso impondo sua presença;
- Controle – Tende a te manipular, criticar sua família, amigos, tão logo, começa a emitir dois tipos de comportamentos, o primeiro tenta de afastar do seu apoio e em segundo tenta te punir quando os outros tem participação na sua vida.
- Abuso – Aqui vão desde ataques verbais (xingamentos, falas depreciativas, julgamentos), físicos (empurrões, puxão de cabelo, tapas, forçar sexo, etc), ou psicológicos (ameaças utilizando o medo, inferiorizando, fragilizando ou humilhando o outro) que podem ser tanto diretamente como indiretamente. Ex: A pessoa dizer: “Estou quebrando isso para não quebrar sua cara”
- Dependência – Você sente que não tem mais a sua vida sem aquela pessoa, logo não existe atividades, amigos, ou um espaço que seja só seu, sempre tem que ter espaço para o outro.
- Invalidação – Aqui é a tendência do outro invalidar os seus sentimentos, de modo que se você fica chateada com a atitude dele, provavelmente virão frases do tipo: “Você é louca”, “Você entende tudo errado”, “Não foi o que eu disse”, “Você é muito sensível”
Como você pode perceber o abuso acontece de várias maneiras, por essa razão, é importante estar atento aos sinais que podem acontecer tanto com mulheres como com homens.
Esse tipo de relação tende a minar a autoestima do outro, podendo levar ao desenvolvimento de ansiedade, depressão e até transtorno de estresse pós-traumático.
Justamente por ser desenvolvido esse padrão de dependência é que se torna tão difícil conseguir sair de uma relação assim, lembre-se também que provavelmente a pessoa estará com o emocional bem abalado.
Espero ter ajudado a esclarecer, lembrando que o sinal principal que você deve observar é como você se sente no relacionamento na maior parte do tempo, é algo que te faz bem ou não?
Se constantemente você se sente desconfortável, é hora de rever os seus conceitos, lembrando que até uma relação abusiva também terá as fases de “lua de mel”, então não se engane, mas isso é assunto para um próximo artigo.
Até a próxima!