O que é dependência emocional?

Se você escuta na internet constantemente sobre o assunto e não sabe se tem ou não, fique comigo que vou te explicar o que é a dependência emocional.

Inicialmente é preciso ter em mente que nos primeiros meses de vida somos totalmente dependentes de outro ser humano, isso obviamente deixa uma marca e dependendo de como foi esse vínculo na vida adulta a pessoa pode desenvolver a dependência afetiva.

Ok, mas o que é a dependência emocional em adultos?

Ela acontece quando uma pessoa tem dificuldades para existir sem a outra pessoa, logo, não consegue ir a lugares sozinhos, ter planos próprios, fazer escolhas sem consultar alguém, ou seja, geralmente tudo envolve outra pessoa.

O problema disso é que além de sufocar a outra pessoa, para o dependente emocional é quase insuportável viver sem alguém, o que o faz, na maioria das vezes, que a pessoa viva relacionamentos não saudáveis e não consiga sair deles.

Outro fator muito comum na dependência emocional é o vazio intenso caso ocorra o rompimento, é como se as coisas, planos, sonhos, não fizessem mais sentido sem o outro.

É importante ressaltar que não há um diagnóstico no DSM-5 específico para a dependência emocional, o mais próximo seria o Transtorno de Personalidade Dependente, mas incluem outros sintomas mais específicos, como a ansiedade ao se separar de alguém mesmo que temporariamente.

Para tratar a dependência emocional é necessário um processo de autoconhecimento, aumento da resiliência, fortalecimento de vínculos, eu escrevi um e-book sobre isso com o passo-a-passo para sair da dependência, se quiser saber mais clique aqui.

A psicoterapia também pode te auxiliar nesse processo, entre em contato e agende sua sessão.

Espero ter te ajudado a compreender um pouco melhor acerca da dependência afetiva, de qualquer modo, não evite em buscar ajuda já que é muito arriscado depender de um terceiro para que se sinta satisfeito com sua vida.

Até a próxima

Psicóloga Vanessa Buzinaro – CRP 08/37419

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *