Como posso melhorar o meu relacionamento interpessoal ?

Muito se fala sobre o relacionamento interpessoal, mas o que é isso? Bom, refere-se a todo tipo de vínculos entre pessoas sejam desde de familiares até colegas de trabalho, ele é realmente complicado demandando: empatia, respeito às diferenças, e uma dose de paciência.

Qual razão dele ser tão complicado?

O motivo é relativamente simples, temos pouca tolerância ao que é diferente, por que tal coisa está fora do nosso cotidiano, nos leva a quebrar velhos paradigmas, estimular o pensamento crítico, e embora não seja um movimento consciente, é muito “mais fácil” manter-se no mesmo lugar prosseguindo com a zona de conforto.

Acontece que para qualquer evolução é necessário certo incômodo, basta pensarmos na nossa infância como os primeiros aprendizados eram difíceis, ou qualquer outra atividade, como por exemplo: o primeiro emprego, iniciar a faculdade, ou aprender um instrumento, todas essas atividades no começo mostra-se complicada, porém, com uma nova mente novas realidades aparecem.

Dito isso, pense sobre o seus relacionamentos… Será que a culpa é realmente e somente do outro?

Não, a resposta parece óbvia e é mesmo, em toda relação temos uma via de mão dupla, mas vamos voltar ao ponto principal, como podemos melhorar o relacionamento interpessoal , agora que já relembramos as dificuldades?

Simples! Maturidade, sim, isso mesmo que você leu, com a verdadeira maturidade passamos a perceber:

*O mundo não gira ao nosso redor – Nossos desejam não se realizam em um passo de mágica, os outros não dependem da nossa aprovação, pensam de forma diferente, não tem interesse em nos agradar, assim, as frustrações surgirão, você terá de lidar com elas, essa é a vida.

*Ser mais paciente – Isso não quer dizer passivo perante à vida, mas sim que nem tudo ocorre no tempo que desejamos, aliás, o tempo para execução de uma tarefa depende exclusivamente do interesse da parte envolvida, frente à isso, temos três escolhas: delegar a tarefa à outra pessoa, dar as razões para determinado prazo (torcendo para que o outro entenda), ou simplesmente ir você mesmo e fazer.

*Ter mais respeito – Cada indivíduo tem suas próprias escolhas, seu próprio tempo, não cabe a nós entender ou mudar o outro, basta respeitá-lo da forma como é. A única mudança que podemos esperar é de nós mesmos.

*Evitar julgamentos – Precisamos exercitar a famosa empatia, se colocar no lugar do amiguinho pode parecer fácil, mas, se olharmos com calma, sairmos do papel de julgamento e verdadeiramente se colocar no lugar do outro, pensando no que aquele ser teve de passar, com as ferramentas que ele tinha, mantendo os mesmos princípios, veremos que nada é tão fácil como parece.

Esses foram alguns pensamentos para melhorar o seu relacionamento interpessoal, claro que existem muitas outras dicas, mas para falar a verdade, creio que boa parte resume-se em maturidade como dito anteriormente, assumir o papel de adulto, deixar de lado a postura infantilizada com picuinhas, intrigas que não levam a lugar algum e abraçar o diferente para uma nova realidade.

Se você sente dificuldade em suas relações a psicoterapia pode te auxiliar nessa parte, entre em contato e agende sua sessão.

1 comentário

  1. Hows it Heading remarkable and fun to go through.  I am a massive follower of ones topics talked about.  I also benefit from studying the other peoples thoughts, nevertheless it looks like that an incredible deal of followers must continue to keep on subject to try and add something to the unique topic.  I would also encourage all of you to bookmark this internet site for your favourite service to help get the word out.  Thanks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *