Eu atendo de forma particular, irei explicar os motivos:
- Em geral as consultas de convênio são muito rápidas, durando cerca de 15-35 minutos, o que acaba por dificultar o andamento da psicoterapia, tanto para o diagnóstico quanto para a intervenção, é necessário um tempo satisfatório para compreensão do quadro para um atendimento mais preciso;
- O convênio tem uma agenda mais restrita devido ao alto número de atendimentos, o que pode impossibilitar que as sessões ocorram uma vez por semana, essa interrupção prejudica o progresso já que em muitas vezes a disponibilidade de uma sessão para outra podem levar mais de 30 dias;
- Para a Terapia Cognitiva Comportamental é essencial que o paciente compreenda e participe ativamente de seu processo de cura, para tanto, isso demanda tempo para compreensão do cliente;
MAS AINDA HÁ UMA ALTERNATIVA
A Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão do governo que regulamenta os planos de saúde, estipula que os convênios e seguros de saúde custeiem até 40 sessões de psicoterapia por ano, dependendo do diagnóstico e encaminhamento para tratamento fornecido pelo médico.
Alguns convênios e seguros de saúde disponibilizam a possibilidade de reembolso do valor parcial ou total da sessão de psicoterapia com um psicólogo particular.
Para saber se seu plano de saúde oferece o reembolso e quais os valores reembolsados, entre em contato com a operadora do seu plano ou com a área de benefícios da empresa em que trabalha, caso seja um plano empresarial.
Documentos necessários:
1. Encaminhamento:
Pode ser um médico de qualquer especialidade (Clínico geral, Psiquiatra, Neurologista). O paciente deverá consultar o médico de sua preferência e ter o encaminhamento médico para psicoterapia.
2. Recibo de pagamento: Após o pagamento das sessões, os recibos serão entregues com as informações solicitadas pelos planos de saúde.
Alguns planos de saúde podem exigir documentações complementares, como laudos psicológicos. Consulte seu convênio.